top of page

Um doce de vizinho

O rocambole já virou símbolo da cidade de Lagoa Dourada

Foto: Letícia Assis/internet

Se está visitando Lagoa Dourada, ou apenas passando por ela, e não provou o rocambole, você não fez o passeio completo. A cidade é uma parada obrigatória para muitos turistas que vão às históricas São João del-Rei e Tiradentes. Localizado no Campo das Vertentes, o município é famoso como a “Terra do Jumento Pêga” e a “Capital Nacional do Rocambole”.


A história do rocambole em Lagoa Dourada começou quando o descendente de imigrantes libaneses, Miguel Youssef, casado com a lagoense, Dolores de Mello, abriu um bar na cidade e vendia doces. Com isso, começou a produzir o pão de ló recheado com doce de leite no formato do rocambole. A receita, caracterizada por uma massa fina à base de ovos, açúcar e farinha de trigo, foi passada para um dos filhos do casal, Paulo, e hoje recebe os mais variados recheios, como chocolate, coco e goiabada, além do tradicional de doce-de-leite.


Com o tempo, Ricardo, filho de Paulo, assumiu os negócios e começou a colocar placas nas estradas, anunciando o doce e atraindo a curiosidade dos turistas. O herdeiro de Miguel Youssef ainda criou uma embalagem especial, facilitando o transporte e aumentando a demanda de produção. Assim o consumidor pode levar o seu doce para casa, ou presentear alguém com a iguaria lagoense.


A caminho de sua 9ª edição, a Festa do Rocambole e Mostra Cultural de Lagoa Dourada, faz parte do calendário festivo de Minas Gerais, e é parada obrigatória para os visitantes experimentarem o doce lagoense, além de apreciarem boa música. A montagem passada, por exemplo, contou com exposições de artesanato, workshops e shows de diversos ritmos musicais.


O quitute é a engrenagem que movimenta a cidade não só pelos turistas, mas também pelo empregos. A especialidade colocou Lagoa Dourada no mapa gastronômico de Minas Gerais. Com isso, as padarias específicas contratam um grande número de funcionários, gerando emprego e renda na cidade. Isso representa muito para a cidade de 12 mil habitantes.

Publicado em:18/06/2019

Texto: João Pedro Sacramento

Foto: Letícia Assis/internet


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page