top of page

Maio, o mês das… NOIVAS

As noivas têm um motivo muito especial para se casar neste mês

Maio se despediu da gente na semana passada, mas é só ele chegar e já conseguimos ouvir a marcha nupcial. Afinal de contas, a gente sempre ouve que esse é o mês das noivas. As datas nas igrejas são disputadíssimas e as casas de festas já se preparam para as comemorações. É tudo um clima de celebração! Mas você já se perguntou o porquê disso?


Não há uma explicação oficial para essa escolha. Entre as possíveis razões, estão a consagração da mãe de Jesus, e a influência forte do Dia das Mães em alguns países. Há também a ligação com as temperaturas mais agradáveis e o surgimento da estação das flores no hemisfério norte. “Naquela parte do mundo, a chegada de maio é celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude. Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria”, diz o padre e teólogo Pedro Iwashita, do Instituto Teológico de São Paulo.


Muitos costumes que a humanidade perpetuou vieram do Hemisfério Norte, como é o caso de Maio para ser símbolo dos casamentos. Esses países com temperaturas baixas tinham longos períodos sem sol, o que ditava os hábitos de seus povos. Sendo assim, esperavam o aumento das temperaturas para retomar seus banhos, já que a água era muito fria , e isso acontecia por volta de maio, época em que era mais fácil encontrar flores e frutos para serem utilizadas nas roupas e em banhos e óleos. Com a abundância desses elementos e a menor incidência de chuvas, permitindo reuniões ao ar livre e de forma mais agradável, maio tornou-se propício para casamentos. Outro hábito comum às noivas também surgiu do uso das flores: o buquê. Além de servir como enfeite, o ramalhete exalava um cheiro agradável nas cerimônias, e era sempre usado junto ao corpo para perfumar a noiva.


A razão da escolha de maio para o catolicismo tem um significado importante: a consagração de Maria. Como para a Igreja o matrimônio está ligado à pureza, à formação de uma nova família e ao fortalecimento do compromisso com a fé, o mês tem uma simbologia para as noivas que desejam oficializar a união no Cristianismo.


De qualquer forma, o costume de realizar os casórios em maio anda perdendo força. No Brasil, um estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em São Paulo, mostrou que a preferência é casar em dezembro. Pois é, parece que a tradição cedeu lugar à praticidade: os entrevistados afirmaram que as férias de final de ano e o 13º salário foram determinantes na hora de escolher a data. Até mesmo na Europa, o mês de maio não é um consenso na hora de unir os casais, em países como a Inglaterra, junho é considerado o mês ideal – trata-se de uma tradição da Antiguidade, quando os romanos homenageavam Juno, deusa das mulheres e dos casamentos. Os norte-americanos também abandonaram maio, por lá os noivos estão disputando as datas do mês de fevereiro por causa da proximidade do Dia dos Namorados (Valentine's Day), comemorado em 14 de fevereiro nos Estados Unidos. Já para as noivas brasileiras que desejam o clima semelhante ao experimentado no hemisfério norte em maio, uma opção é casar em setembro ou outubro, época de flores, temperaturas quentes e com menos chuvas que o fim do ano.


Publicado em: 03/06/2019

Texto por: João Pedro Sacramento

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page