top of page

Falta de verba pública leva ao fechamento de museu em Tiradentes

Descaso de órgãos públicos é essencial para a decisão do fechamento

Fachada do museu de Sant'Ana

Fachada do museu de Sant'Ana

Neste ano, o museu de Sant'Ana irá comemorar cinco anos desde a data de sua abertura, no dia 19 de Setembro de 2014. Localizado na antiga cadeia pública de Tiradentes, o museu abriga 291 imagens de Sant’Ana provindas de várias regiões do país e produzidas entre os séculos XVII e XIX, sendo elas de caráter erudito e popular.

Atualmente, o museu é considerado patrimônio histórico e cultural da humanidade, no entanto, o patrimônio foi privado ao público devido a falta de repasse do dinheiro destinado ao museu. Grande perda imaterial para visitantes e para os próprios cidadãos, uma vez que a vasta coleção de obras representa não só a memória e a história de nosso país, assim como a voz de artistas não devidamente reconhecidos à sua época.

De acordo com o Instituto Cultural Flávio Gutiérrez (ICFG), órgão responsável pela administração e pelo repasse da quantia monetária necessária para atender as demandas do museu, a carência de verbas advém da fragmentação do Ministério da Cultura neste ano e da destruição do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) pelo governo anterior. Dessa forma, o museu estará fechado por um mês e retornará as atividades no dia 5 de junho, com o auxílio do aporte concedido pelo Instituto Itaú Cultural, o qual irá permitir o funcionamento do espaço até dezembro deste ano.

Vale destacar também sobre a importância arquitetônica e social do monumento. A arquitetura inspirou-se na estética barroca, possibilitando a visualização do período colonial. Em outra análise, a antiga cadeia pública era o local onde era executada as ações de penalidades que mantivessem a organização da estrutura repressora e controladora da época. Nessa perspectiva, é possível perceber que os crimes eram julgados conforme a posição social de certo indivíduo. Desse modo, é indubitável que os julgamentos com privilégios para uma minoria ainda existem atualmente e que o prédio guarda uma importância cultural refletida através das escolhas de construção arquitetônica. Com o fechamento do museu, não se nega à sociedade apenas o direito de conhecer suas raízes, assim como a história da formação do próprio país e do povo.

Publicado em: 02/05/2019

Texto: Lívia Maria Gimenez Pereira

Foto disponível em https://museudesantana.org.br/sobre/


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page