Matrix foi o quinto filme exibido no Cine Museu
- Lara Aquino e Maria Eduarda Carvalho
- 25 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Temas como realidade, dependência da tecnologia e filosofia marcaram os debates

Foto: Maria Eduarda Carvalho
A quinta sessão do Cine Museu, do Museu Regional de São João del-Rei, ocorreu no dia 8 de maio e teve a exibição do filme “Matrix”. O evento, que tinha entrada gratuita, contou com a participação de 18 espectadores e durou cerca de 3 horas. Ao final da exibição houve um debate sobre as questões levantadas no filme pelos participantes.

Foto: Lara Aquino
Exibição do filme “Matrix” na sessão do Cine Museu
O premiado filme Matrix, 1999, dirigido pelas irmãs Wachowski, mudou o rumo do cinema contemporâneo. Uma produção recheada de ação, efeitos especiais e que trata - de forma empolgante - o papel das máquinas na vida do homem. Mesmo sendo um filme de ação também são tratados temas como filosofia, existencialismo e diversas questões sociais e culturais. A sessão começou às 14h e teve distribuição de pipoca.
No final da sessão iniciou-se um debate no qual foram levantadas questões como: o que é real, até onde somos livres na sociedade, qual nosso nível de dependência da tecnologia, o mito da caverna de Platão, oráculos, destino e muitos outros. “Eu já tinha visto esse filme há uns vinte anos atrás, vim pra entender com esse meu novo olhar e achei muito bacana. É muito bacana a iniciativa de trazer essas discussões com a boa estrutura do Museu. Esse momento de se questionar né, porque a gente nunca para”, comenta a empreendedora Fernanda Felberg.
As discussões duraram cerca de 30 min e foram muito bem vistas pela assistente social Nilda Maciel. “Esse filme se você assistir e não fizer uma análise nada adianta. Só foi válido porque depois tem o debate, e é importante porque muita ficção assim é até interessante, as imagens são lindas e bonitas, mas é ficção né”, analisa Nilda.

Foto: Maria Eduarda Carvalho
Discussão sobre o filme Matrix feita pelos participantes da sessão
A intenção é que o Cine Museu ocorra quinzenalmente, sempre na segunda e na quarta semana de cada mês. Os interessados devem comparecer à instituição cerca de 15 minutos antes do início da sessão. A participação nas sessões de filme contam como horas extracurriculares para os estudantes, sendo uma nova prática do museu. Para garantí-las é necessário assinar uma lista, com nome e contato, que fica disponível no local do evento.
Em sua programação, o Museu Regional conta ainda com o “Clube do Livro”, que acontece na terceira semana do mês. A entrada também é gratuita e os encontros acontecem às 15h, no Museu. O tema do próximo encontro será também sobre o livro "O Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos, obra que completou 50 anos de publicação em 2018.

Foto: Divulgação/Facebook do Museu Regional de São João del - Rei
“O Meu Pé de Laranja Lima” será a próxima obra a ser discutido no Clube do Livro
O próximo Cine Museu será realizado no dia 29 de maio e será exibido o filme "O Meu Pé de Laranja Lima" para fechar as discussões realizadas no Clube do Livro. Esse, que é um filme nacional, dirigido por Marcos Bernstein e José de Abreu, é a segunda adaptação cinematográfica da obra de José Mauro de Vasconcellos. E é estrelado por José de Abreu e João Guilherme Ávila.

Foto: Divulgação/Instagram do Museu Regional de São João del - Rei
Programação do mês de maio do Museu Regional de São João del-Rei
O Museu Regional de São João del-Rei fica localizado Rua Marechal Deodoro, 12, Centro, no Largo Tamandaré. Para mais informações acesse o site, Facebook e o Instagram do Museu.
Publicado em: 25/05/2019
Texto: Lara Aquino e Maria Eduarda Carvalho
Foto: Lara Aquino, Maria Eduarda Carvalho e Divulgação