top of page

"Sagrado Secular" chega ao Centro Cultural UFSJ

  • Raphael Castilho
  • 23 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Exposição de Fausto Oliveira bebe de diversas fontes para explorar características comuns entre o divino e o humano

A partir do dia 16 de maio, no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a exposição "Sagrado Secular", do artista Fausto Augusto de Oliveira, estará aberta para visitação. A mostra consiste em pinturas a óleo sobre madeira, de pequenos quadros à grandes painéis, e pretende revelar o lado humano que há em cada ser sagrado. Com inspirações diversas, as obras foram produzidas ao decorrer de quatro anos de trabalho.

Com o intuito de mostrar as características que aproximam os seres humanos dos seres sagrados, a exposição pretende fazer o público se reconhecer nos deuses e considerar a santidade como algo viável. Próximos na decisões e nas vaidades, homens e deuses se tornarão intrínsecos no conjunto de pinturas do artista, que, além desta proposta, transita entre diversas culturas e personagens.

Confira abaixo a entrevista com o autor da exposição, Fausto Augusto de Oliveira, de 22 anos, graduando no curso de Artes Aplicadas pela UFSJ.


Raphael Castilho - Da onde surgiu a ideia de revelar o lado humano atrás dos seres sagrados?

Fausto Oliveira - Creio que isso fica bastante claro quando analisamos as mitologias. Sobre o que sabemos dos mitos pré-históricos aos modernos, grande parte dos ídolos tendem a nos espelhar, seja pelo fato de serem personificação dos nossos desejos ou talvez pela incapacidade humana de abstrair tudo aquilo que conhecem para criarem algo. Isso é perceptível quando se ouve falar das histórias de Zeus, por exemplo, que se omitidos os elementos fantasiosos, poderiam facilmente se passar por histórias com um personagem humano, uma vez que os sentimentos envolvidos são comuns a nós, como a inveja, a ira, a luxúria, o egoísmo, entre outros. Inclusive, quando os representamos, são em formas humanas. Jesus talvez tenha sido o ápice do ídolo humanizado antes das celebridades atuais.

Raphael Castilho - E quais as sensações você pretende passar para o público que visitar “Sagrado Secular”?

Fausto Oliveira - Pretendo provocar reflexões, acima de tudo. Caso não conheçam os mitos apresentados, que seja despertada a curiosidade para buscarem o conhecimento dos mesmos. Também que procurem ver além das alegorias das fábulas o retrato nu de nós mesmos, tanto como indivíduos, quanto como sociedade.

Raphael Castilho - Com o intuito de mostrar as características que nos aproximam das figuras sagradas, você acha que, de certa forma, o público vai se sentir empoderado após visitar a exposição?

Fausto Oliveira - Certamente, à primeira vista sim. Representei acontecimentos e personagens de forma delicada, o que levaria o observador a ter uma ótica romantizada ou otimista. Mas é importante lembrar que, assim como nós, os Deuses não são maniqueístas.


"Sagrado Secular" ficará exposto, após sua estreia, até o dia 7 de julho, das 8h às 20h. O Centro Cultural UFSJ fica localizado no Solar da Baronesa, na Praça Dr. Augusto de Chagas Viegas, nº 17, em São João del-Rei. A entrada é gratuita para todas as pessoas.


Publicado em: 23 de maio de 2019

Texto: Raphael Castilho

Imagem: Divulgação


 
 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page