O que é ser mãe?
- Lívia Gimenez Pereira
- 23 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Mãe. Diferentemente de muitos significados, esta palavra não pode significar, uma vez que não pode ser explicada.
Ser mãe é ser incrível, mas também é ser limitada. Não existe mãe com super-poderes, apesar de que, muitas vezes, parece que ela consegue solucionar todos os problemas possíveis. Mãe sempre busca achar solução para tudo. E quando não encontra, ela mostra outro caminho. Mãe é sábia, principalmente quando ela estiver falando tanto na sua cabeça para mostrar que você estava errado. Mas você, filho, só percebe depois de dar muita cabeçada. E ainda escuta, no fim, aquele velho ditado: "eu te avisei". Ela é chata, insuportável e implicante, mas no final do dia, ela está quase sempre certa. Às vezes, pode ser apenas implicância mesmo.
Mãe adora falar mal do filho para os amigos, mas quando alguém abre a boca para falar mal do filho dela, ninguém segura: ela se transforma em uma leoa para proteger a sua cria. Mãe protege, mãe cuida e a tudo suporta. Mãe detesta ver o filho sofrer: ela quer protegê-lo de todo mal do mundo ou, talvez, carregar o mundo nas costas. Mãe é batalhadora e guerreira. Ela pode não ter condição, mas faz o possível- e até o impossível- para dar ao filho o melhor. Mãe pode enfrentar duas jornadas de trabalho e criar o filho sozinha. Há dias que ela só quer chorar. E isso não significa que ela foi fraca até aqui e, sim, o quanto ela tem batalhado para ser melhor a cada dia. Ela pode não deixar transparecer e tentar manter o sorriso no rosto para mostrar que está tudo bem, embora há dias que ela não aguenta tanta bagagem e precisa extravasar. Mãe desconta no filho quando está com raiva, mas isso não impede que ela venha a se desculpar. E não há coisa melhor que o colo de mãe!
Mãe também não é só biológica. Há mães que são avós, tias, primas, madrastas, pais e adotivas. Mas isso não importa quando se trata de amor. E toda forma de amor é válida! Além disso, há mães de crianças especiais que lutam todos os dias pelos filhos. Elas amam na mesma intensidade que as outras mães, assim como os seus filhos. Não se pode mensurar o amor de cada um!
Mãe não está bela e arrumada a todo o tempo. Muitas vezes, ela só quer se enterrar em uma cama depois de um longo dia de muitas atividades. E não se pode tirar a razão dela: mãe é fora de série quando se trata de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isso ela tira de letra! Nem todas as mães são jovens e magras, como as propagandas romantizam. Independente de como ela se apresenta, ela continua a ser uma das pessoas que mais importam na vida do filho. E não é a capitalização de "um modelo de manequim" de mãe que irá mudar essa realidade!
Mãe luta, apoia e acompanha o filho desde os primeiros passos. Mãe não quer que o filho vá embora quando já é hora dele voar. Mãe sofre, mas quer sempre o melhor. Mãe é melhor amiga e confidente. Mãe é amor incondicional. Mãe é mãe: insubstituível e indescritível como ela é e só ela sabe ser.
Publicado em: 23/05/2019
Texto: Lívia Gimenez Pereira
Foto: coletada da internet
v