"Alento" traz impressão em tecidos para o Centro Cultural UFSJ
- Raphael Castilho
- 23 de mai. de 2019
- 1 min de leitura
Obras da artista Sara Winckelmann impressionam com seu viés sofisticado e com seu culto à nostalgia

Desde o dia 22 de março, e até 12 de maio, esteve no Centro Cultural UFSJ, a exposição "Alento", da sulista Sara Winckelmann, formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O trabalho consiste em dez obras que trabalham com o conceito de impressão de gravuras em diferentes tipos de tecidos e revisita a memória e o cotidiano da artista.
As técnicas de xilogravura, serigrafia e calcogravura também estão presentes nas composições que retornam ao passado da autora, em uma viagem até o "quintal da infância", e recorda, dessa forma, fatos e imagens nostálgicas. Objetos banais do cotidiano permeiam as impressões e proporcionam uma imagem que sincretiza sensibilidade e fantasia.
Além das imagens no tecido, outras interferências artísticas como costura e sobreposições contribuem com a estética sofisticada das obras e exploram a materialidade e a leveza do suporte
Sara Wincklemann é artista visual e trabalha como restauradora e especialista em xilogravuras. Graduada na UFRGS, integra um núcleo de pesquisa em arte impressa e foi uma das selecionadas no III Concurso de Arte Impressa do Goethe-Institut Porto Alegre, um evento que valoriza as estampas contemporâneas e incentiva as manifestações emergentes do gênero.
Além de "Alento", no Centro Cultural UFSJ, os trabalhos de Sara participaram de diversas exposições, como "Sobre o que fazer no feriado enquanto o meteoro não chega" de 2017, na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre e "Bilder vom Velangre / Retratos da Saudade" de 2018, em Nova Petrópolis.
Publicado em: 23 de maio de 2019
Texto: Raphael Castilho
Imagem: Divulgação